Tags

Tags:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mais Violência, por favor!


Às vezes me pego questionando até quando estamos seguros no Brasil. Até quando nossas liberdades constitucionais estão seguras; até quando nossa democracia está a salvo.

Se essas instituições não são lá essas coisas, é o mais próximo que temos de liberdade. Imagine acordar um dia e não poder comprar o que quiser, não poder dizer o que quiser. No meu caso, imaginar um Brasil assim equivale a imaginar passar longas noites na cadeia: não sei ficar sem dizer o que penso.  Já pensou, eu na cadeia? Não duraria 2 segundos.

Quando digo que me preocupo, tenho motivos. Valdir Raupp, um senador que você nunca ouviu falar, quer nos privar de horas de diversão movida à sangue pixelado. É, esse senador de Rondônia pretende “coibir a fabricação, distribuição, importação, comercialização e conservação de jogos que afetam os costumes, tradições, cultos, credos, religiões e símbolos do povo brasileiro”. Agora pode dizer; eu sei que você quer falar: “que cara mais filho da ****”. É, eu sei.   

Já me irrita quando alguém tenta associar jogos à violência. Não existem estudos psico-comportamentais que comprovam essa relação. E olha que já fizeram MUITOS. Mais interessante ainda é que ninguém fala nada de filmes violentos. Filme pode, jogo não? Os defensores desse tipo de atitude idiota afirmam que no caso dos jogos, o buraco é mais em baixo pelo fato de participarmos ativamente da ação. Duh, é claro. Jogos =  entretenimento ativo. Está aí o motivo de tamanho sucesso (inclusive superando a indústria do cinema em lucros); também o motivo de conservadores-patriarcalistas-retrógrados adorarem criticá-los. As pessoas temem o que não compreendem. Fico surpreendido – mesmo sabendo que não deveria ficar – sempre que vejo esse tipo de atitude estereotipada em relação aos games. 

Quem tem esse comportamento certamente nunca chegou em casa após um dia estressante e meteu uma infinidade de balas em inimigos virtuais. Não ligou o PC ou videogame e desintegrou incontáveis zumbis; não construiu unidades de combate apenas para vê-las destruídas. A verdade é que jogos são terapêuticos: por que você acha que todo psicólogo tenta provar por a+b que existe relação entre violência e videogames? Porque eles estão perdendo os empregos para eles, ora bolas. Te garanto que qualquer maníaco depressivo que jogue duas horas de Modern Warfare 2 é curado. Parabéns, Infinity Ward.

É patética essa nova tentativa de censura no Brasil. Não tem outro nome para esse tipo de atitude. Já chega de paternalismo, já chega de querer aparecer às custas das liberdades dos outros. Eu penso o seguinte: se não quer ver violência, não ligue a televisão, não veja jornais, não saia na rua. Morra de uma vez. A violência faz parte do nosso dia a dia, infelizmente. Combater jogos por serem realistas não vai resolver problema algum.

Como forma de arte,  os jogos inspiram-se na realidade. E pelo menos nos jogos ela tem algum sentido. Se tal senador vive num mundo cor de rosa, abraçando nuvens e cantando com as borboletas, bom para ele. Quanto ao resto de nós, dê-nos mais violência virtual de boa qualidade, realista e divertida. Ninguém é de ferro.

 

3 pessoas deram alguma opinião:

Fernando disse...

Eu mereço mesmo!
De certo a violência aumentou porque estão jogando mais filmes violentos... jovem num tem dinheiro nem pra comprar jogo original vai ter dinheiro pra comprar uma 9mm
Querem preservar a imagem do Brasil mas não fazem nada para melhorar
Estupidez é foda

11 de dezembro de 2009 às 22:50
Unknown disse...

se proibir esses jogos to vendendo o Play3 agora...qual seria a graça dele sem um RESIDENT EVIL, DEVIL MY CRY, GOW, CALL OF DUTY...melhor comprar um nintendo Wii que pelo menos o Tennis é legal. aushuahsuhaushuhas

12 de dezembro de 2009 às 01:16
Rafael disse...

Rapaz, c vc ver um jogo que tem pra Wii aí vc chora... o bixo é tão violento, que ele é todo em preto e branco, a única coisa que tem cor é sangue. E tem hora que a tela fica toda vermelha. É uma delícia! Chama MadWorld. Saca só: http://wii.ign.com/dor/objects/14253678/madworld/videos/madworld_vdr_030909.html

Dps posto o vídeo aqui.

12 de dezembro de 2009 às 01:56